Pela primeira vez fui entrevistada por algo que eu fiz! E adivinhem? Adorei o resultado!! Mais uma vez , uma obrigado especial à Suzy pelo interesse e pelo resultado.
Vou transcrever infra a matéria publicada e, no final deixarei o edereço para a consulta na integra. Boa noite e beijos Plus Size!
Nathaly Soares orgulhosa por ser "uma gordinha saudável"
"Em entrevista exclusiva ao Ocean Press, revela como é a vida de uma "plus size" e as dificuldades enfrentadas até ter chegado na mulher “persistente e autoconfiante” que é actualmente.
Mindelo – 19 de Junho – Nathaly Santos Soares, é uma jovem advogada, de 28 anos, natural da ilha de São Vicente, que reside na ilha de Santiago. Uma mulher cheia de sonhos, mas que tem contra si, o factor obesidade.
Em entrevista exclusiva ao Ocean Press, revela como é a vida de uma "plus size" e as dificuldades enfrentadas até ter chegado na mulher “persistente e autoconfiante” que é actualmente.
A nossa jovem advogada começa por relevar que sempre foi "gordinha" e lembra-se de estar sempre no nutricionista com mãe. Apesar disso, só aos 14 anos é que diz que teve consciência que sofria do problema da obesidade, quando chegou a pesar 114 quilos.
“A ficha caiu aos 14 anos quando estive doente e tive que me deslocar aos EUA para fazer uma operação devido a um tumor muscular facial. Nesta época descobri que pesava 119 quilos, o que me deixou espantada”, explica Nathaly que reafirma que aquele era o menor dos problemas no momento.
Pelo facto de ter peso acima do "normal", Nathaly não foi poupada no liceu dos comentários maldosos e dos olhares atravessados, o que contribuíam para não ter auto-estima.
“Lembro que nos tempos do liceu que vestia roupas compridas, pois incomodava-me que as pessoas vissem os meus braços, pernas por puro complexo. Era chamada de vários nomes, inclusive diziam que não tinha namorado por ser gorda. Estas e outras coisas deixavam-me triste e contribuíram para minha falta de auto-estima”, embora actualmente Nathaly não dê importância a esses tipos de comentários.
No 12º ano de escolaridade incentivada por um professor de educação física perdeu 15 quilos graças ao exercício físico. “O meu professor dizia: tens um rosto lindo, porque não fazes exercício para perder peso?" Entre uma insistência e outra a jovem aceitou o desafio e nessa altura perdeu 15 quilos.
Elogios? Sempre desconfiáveis
Nathaly lembra que sempre foi muito elogiada, mas que devido a sua condição física não acreditava nos elogios. Para a jovem estes elogios eram feitos mais por pena, visto que ela era "gordinha".
“O meu namorado hoje diz-me que sou linda e afirmo que se fosse em outros tempos, não acreditaria, mas hoje sei que é verdade”, salienta convicta da beleza que possui Nathaly.
O medo de morrer obrigou a ir ao ginásio
A salvação de Nathaly foi encontrada em Portugal, depois de ingressar na universidade. “Ter ido para Portugal estudar ajudou bastante, pois comecei a ver outros mundos e a ver-me com outros olhos. Deixei de ser a única gordinha do grupo para ser mais uma gordinha, embora sendo a mais gordinha de todas”, diz a jovem que neste momento tem como objectivo atingir os 100 quilos de peso.
Em Portugal e com descuidos, a jovem estudante na altura chegou aos 172 quilos. “O fim da picada foi um dia em que fui atacar um sapato e não consegui. Daí que associada ao histórico familiar de hipertensão, diabetes e colesterol, vi que realmente tinha que ir ao ginásio”, relembra dizendo que foi para o ginásio não por prazer mas por medo de morrer.
As idas ao ginásio faziam-se sempre quando o espaço estava vazio, ao mesmo tempo que cortava nos doces e guloseimas, Nathaly chegou aos 150 kg, perdendo assim 12 kg. No entanto mudou de ginásio e foi “obrigada” a fazer as pazes com a balança e controlar o que comia, devido à dificuldade em consumir só produtos "ligth", ou seja com baixas calorias.
Vida profissional – Uma mulher para muitas funções
Nathaly é uma mulher multi-funções. É advogada de formação, possui escritório próprio no Plateau, cidade da Praia, presta assessoria jurídica num ministério, é consultora na Casa de Direito de São Domingos e de Milho Branco, interior da ilha de Santiago.
Para completar, a jovem advogada é ainda professora no Instituto Superior de Ciências Jurídicas, mas mesmo com tantas ocupações ainda sobra tempo para ajudar nos serviços da ambulância da família.
Quanto ao lado pessoal e materno, assim como a maioria das mulheres, Nathaly afirma ter o desejo de ter filhos, mas no momento certo, conforme afirma.
“Sempre planeei ter filhos após os 30 anos e neste momento com a vida que levo não conseguiria dar atenção merecida a uma criança”, explica a jovem advogada que vê na advocacia social uma prioridade no momento.
Blogue – Plus Size Life
Nathaly resolveu recentemente criar uma página na rede social do Facebook para dar continuidade à escrita de um blogue que criou em tempos, onde explica os desafios enfrentados até chegar na mulher que é actualmente.
Com o blogue, Nathaly pretende “evitar que muitas [jovens] chorem como chorou na adolescência por se considerarem feias, terem vergonha de si próprias”, segundo a jovem que hoje pesa 135 kg e que veste numero 52/54 europeu e 24 americano.
Para as "plus size", Nathaly diz: “não precisam ser tamanho 44 para encaixar. Vai sempre sobrar para os lados mas desde que haja saúde, vale a pena”, diz orgulhosa por poder fazer de tudo que as outras pessoas fazem ainda que por métodos diferentes.
Quanto aos comentários como “não tens namorado porque és gorda”, Nathaly deixa argumentos de respostas para estas situações como "se não tens namorado é porque ainda não encontraste a pessoa certa, o que falta muito nos tempos de hoje”.
Questionada se gostaria de mudar alguma coisa no corpo, a jovem diz que sim, a altura. “Gostaria de medir 1,75 cm para quando calçar saltos ficar maior”, afirma a jovem que diz amar saltos e não enfrentar problemas em se aguentar num salto por treinar muito as pernas, muito embora pense que com 10 kg a menos aguentaria melhor.
SA/Ocean Press"
O link :
http://www.oceanpress.info/cms/Pt/especial/mulheres/item/25758-nathaly-soares-orgulhosa-por-ser-uma-gordinha-saudavel